1. Quem é Deus

Como mais vezes manifestastes o desejo de conhecer em que consiste a lei espiritual segundo o Apóstolo (Rom 7,14) e quais são o conhecimento e a atividade daqueles que desejam observa-la, nos expressaremos segundo nossas possibilidades. Em primeiro lugar, sabemos que Deus é o princípio, o centro e o fim de todo o bem.

E é impossível fazer o bem e nele crer se não for no Cristo Jesus e no Espírito Santo. Todo bem é dom do Senhor segundo o seu plano; quem assim crer, não o perderá.

Marcos o Asceta,
A Lei Espiritual, 1-3

Um é o Bem, que está além daquilo que é sem princípio e além da essência: a santa unidade em três hipóstases, Pai, Filho e Espírito Santo.

E esse Bem é a infinita união de três infinitos; a origem de seu ser e o como, que coisa e qual seja tal ser é absolutamente inacessível às criaturas. Foge a qualquer compreensão dos seres dotados de inteligência, pois não sai da sua profunda interioridade e transcende infinitamente todo conhecimento de qualquer que seja conhecimento.

Máximo o Confessor,
Sobre a Teologia, 1,1

Deus existe em si mesmo, pois é três hipóstases divinas, uma conatural e co-eterna com a outra, e presente uma na outra sem confusão. Desu está em tudo e tudo está em Deus; ele contém tudo e a totalidade está contida nele.

Tudo, portanto, participa da energia de Deus que tudo conserva unido a si, mas não participa de sua essência. Também os teólogos dizem que o ser de Deus que está em tudo é uma sua energia.

Gregório Pálamas,
Cento e cinqüenta Capítulos 104

Retornar ao índice
  1. #1 por ROBERTO EDUARDO GUIMARAES MARTINS em 15 de abril de 2016 - 21:43

    O Deus verdadeiro é o Criador de todas as coisas. Ele não teve princípio e nunca terá fim. (Salmo 90:2) Ele é a Fonte das boas notícias encontradas na Bíblia. (1 Timóteo 1:11) Visto que Deus nos deu a vida, devemos adorar só a ele. — Leia Apocalipse 4:11.

    2. Como é Deus?
    Nenhum humano jamais viu a Deus porque ele é um Espírito, o que significa que ele é uma forma de vida superior às criaturas que vivem na Terra. (João 1:18; 4:24) No entanto, podemos conhecer a personalidade de Deus pelas coisas que ele criou. Por exemplo, a variedade de frutas e flores mostra seu amor e sabedoria. O tamanho do Universo revela o poder de Deus. — Leia Romanos 1:20.

    Podemos aprender ainda mais sobre a personalidade de Deus por ler a Bíblia. Por exemplo, ela nos diz o que Deus gosta e o que ele não gosta, como trata as pessoas e como reage em diferentes situações. — Leia Salmo 103:7-10.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: