3. A inimizade e a calúnia

Quem odeia seu irmão é chamado de homicida (cf. 1Jo 3,15). Mata-o com o sentimento de ódio que mora em seus pensamentos; os homens não vêem o sangue por ele derramado com a espada, mas Deus, que dá a cada um os prêmios ou os castigos não só para suas ações, mas também pelos pensamentos e propósitos, vê-o morto pela mente e pelo sentimento de ódio.

Cassiano o Romano,
Ao bispo Castor, vol. I, p. 73c

Quando os demônios nos vêem desprezar as coisas do mundo para não odiar, por causa deles, os homens, e se descuidarem da caridade, levantam calúnias contra nós para que, não suportando a tristeza, odiemos aqueles que caluniam.

Máximo o Confessor,
Sobre a caridade 4,87

Não há pior sofrimento para a alma do que a calúnia, quer por causa da fé, quer por causa de comportamento. E nenhum está em condições de não levá-la em consideração a não ser quem, como Susana (cf. Dn 13), tem os olhos voltados para Deus, o único que pode libertar das tribulações, como fez com Susana, e dar aos homens certeza, como fez para ela, e consolar a alma com esperança.

Máximo o Confessor,
Sobre a caridade 4,88

Os amigos de Cristo amam a todos sinceramente, mas não são amados por todos; os amigos do mundo, pelo contrário, não amam a todos e não são amados por todos. Os amigos de Cristo protegem a continuidade do amor até o fim; os do mundo, pelo contrário, enquanto um não entra em briga com o outro por causa das coisas do mundo.

Máximo o Confessor,
Sobre a caridade 4,98

Retornar ao índice deste capítulo →

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: