6. A oração vocal e mental

A meditação dos Livros santos ensina à alma o diálogo com Deus.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,3,69

Há uma leitura que te ensina o que deves e há uma outra que inflama a alma com a meditação da doçura da virtude … Sê perseverante no meditar as Escrituras e a vida dos santos, porque a recordação e a valorização constante das Escrituras e das vidas dos Pais desenvolverão em ti pensamentos ardentes contra a acídia (desânimo) e te permitirão ter diante de teus olhos as obras de Deus, a solidão e as tribulações.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,3,I7,-75

Sem a leitura dos Livros divinos o espírito não pode aproximar-se de Deus.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,5,87

Do início da obra que é a meditação das coisas divinas até a realização da obra do Espírito que é o êxtase em Deus, aquilo de que o homem mais tem necessidade é esforçar-se na oração.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,4,186

A meditação contínua em Deus nos torna perseverantes na oração. E a oração, por sua vez, leva o coração a perseverar na meditação em Deus sem preguiça.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,1,109

A oração aproxima a mente de Deus e, através da meditação, a torna mais corajosa, a purifica renovando-a e a santifica, sempre por meio da meditação. Tal é a meditação que reprime todo outro pensamento porque se apóia ferozmente ao intelecto e o ilumina com os segredos que geram o conhecimento de Deus … Portanto, podemos dizer: “Quem me poderá separar do amor de Cristo? A espada? O fogo? e todo o resto … Eu estou crucificado pelo mundo e o mundo está crucificado por mim”.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,1,135-138

Através do diálogo com Deus na oração, somos levados a perceber o reino dos céus e sobre ele meditar o tempo todo lá onde deveremos incessantemente oferecer a adoração em espírito que não conhece os limites do corpo, nem dos diferentes lugares desse mundo.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,1,140

O calor da oração e da meditação queimam como o fogo o mal e os pensamentos maus graças à esperança de Deus. Isso oferece asas ao monge e o faz atingir a inteligência espiritual com a qual os seres espirituais prestam seu culto a Deus.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,6,52-53

Não só as lutas serão para ele pouca coisa, mas ele desprezará também o corpo, que é a causa da luta. Tal é o efeito da oração e tal é a utilidade da meditação divina.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I,1,130

Se alguém ama a Jesus e o escuta com ânimo sincero, e não só o escuta, mas mora no seu amor (Jo 15,9), Deus logo pensa em dar a essa alma algo em troca do amor…. E a Maria que o amava e estava sentada a seus pés não ofereceu somente um dom, mas deu-lhe uma força secreta proveniente de seu ser. As palavras que Deus dirigia a Maria eram espírito e potência, e essas palavras, penetrando até o coração, tornavam-se alma para sua alma e espírito para seu espírito, e uma força divina enchia seu coração.

Macário o Grande,
Homilias Espirituais 16

Faz calar tua língua para que fale teu coração (meditação); faz calar teu coração para que fale o Espírito (contemplação).

João de Dalyatha,
Homilias sobre os dons do Espírito

Retornar ao índice →

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: