4. Necessidade da oração

Deus não necessita de nossas orações! Sabe o que nós precisamos antes mesmo que o peçamos; pois ele sabe tudo e é o misericordioso que distribui seus dons com abundância, também para aqueles que não lhe pedem nada. Somos nós que necessitamos da oração, porque nos separa e nos consagra ao Senhor.

Ignatij Brjancaninov

A oração é a mãe de todas as virtudes. Preserva a temperança, suprime a cólera, previne os sentimentos de orgulho e de inveja, atrai o Espírito Santo em direção à alma e eleva o homem para o céu.

Efrém o Sírio

Jamais cairá quem sempre está apoiado no bastão da oração. Mesmo que tropeçasse, não cairia, ou não ficaria por terra. A oração tem um poder respeitoso, mas absoluto, sobre o coração de Deus.

João Clímaco,
A Escada do Paraíso, 28,63

A oração estimula a consciência, reveste o intelecto com o vigor da caridade. Então a esperança inflama a consciência, torna o homem seguro diante das preocupações e capaz de paciência diante das provas e dos males da terra, porque esses nada são diante da felicidade prometida.

A oração perfeita orienta para o céu, proporciona o sabor das realidades celestes e torna este mundo desprezível diante do amor de Deus. Por meio da oração atraímos a nós a graça que se chama reino, para que, percebendo-a, esqueçamos a terra e aquilo que ela contém. Ainda nesta terra temos a sensação de possuir um socorro celeste, poderoso e invisível.

Isaac o Sírio,
Fundo árabe I, 1,122

Retornar ao índice →

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: