PADRE JOSÉ ARTULINO BESEN

Pe. José Artulino Besen

Pe. José Artulino Besen

Nasceu em Antônio Carlos – SC, em 17 de setembro de 1949. Iniciou a formação presbiteral no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja, Brusque, SC. Após os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, em 3 de julho de 1976 foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Florianópolis por Dom Afonso Niehues. Em 1999-2000, cursou dois semestres no Pontifício Instituto Teresianum, em Roma.

De 1977 a 1983 foi assistente dos estudantes de filosofia residentes em Azambuja e professor e regente do Coral no Seminário Menor.

Exerceu o ministério pastoral nas Paróquias de Saco Grande, Saco dos Limões, Catedral e Agronômica em Florianópolis, Santíssimo Sacramento, em Itajaí, Nossa Senhora Aparecida no bairro Procasa, município de São José, SC. A partir de janeiro de 2016 é pároco de Nossa Senhora de Fátima e reitor do Santuário, no bairro Estreito, Florianópolis.

De 1986 a 1990 participou do Projeto Missionário que a Igreja de Florianópolis vive com a Diocese de Barra, na Bahia. Ali foi pároco de Oliveira dos Brejinhos, acumulando com as paróquias de Ipupiara e Brotas de Macaúbas.

Lecionou História das Religiões, da América Latina e Antropologia Religiosa na UNIFEBE – Brusque de 1977 a 1983 e História da Igreja no Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC de 1975 a 2013. É professor emérito do ITESC e foi professor pesquisador da FACASC (2013-2016).

É Sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Membro da Academia Catarinense de Letras, instituições para as quais foi eleito em 1982.

Dedica-se à pesquisa de História da Igreja na América Latina e no Brasil. Nos últimos anos seu interesse está voltado para o estudo das Escolas e Movimentos de Espiritualidade, com acento mais voltado para a Igreja Ortodoxa bizantina e eslava. Selecionou, organizou e traduziu pequenos textos da espiritualidade dos Pais da Igreja, compondo uma FILOCALIA acessível na Internet.

Seus últimos livros publicados: História de Nossa Senhora do Desterro (1713-2013), História de Bispos em Santa Catarina (2014) e História de Padres em Santa Catarina (2015).

Publica coleção de biografias de Santos e, pela Editora Mundo e Missão, editou um volume de História da Igreja, e outro de História da Igreja no Brasil.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: