SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Antônio de Pádua

Santo Antônio, o Santo dos pobres e do povo.

​Santo Antônio de Pádua, o Santo mais venerado no mundo, a partir do dia 10 de junho tem um novo rosto, o verdadeiro rosto. A obra foi realizada por diversas instituições científicas, entre elas o Museu de Antropologia da Universidade de Pádua. Já se possuía o decalque do crânio do Santo, feito em 1981 por ocasião do reconhecimento dos restos de seu corpo, mas, naquele tempo não havia ainda tecnologia para a reconstituição do rosto, o que hoje está disponível.

A obra final foi do brasileiro especializado nesse tipo de trabalho, Cícero Moraes. Ele recebeu a cópia do crânio, sem nenhuma outra informação que essa: é de um homem caucásico (branco), de 36 anos (idade da morte).

Com isso foi feita a confrontação com milhares de dados forenses arquivados pelo mundo. Com esse trabalho, Cícero Moraes afirmou: é um ibérico, provavelmente português. Ao ter conhecimento que era de Santo Antônio, ficou maravilhado e com grande responsabilidade: milhões de pessoas no mundo contemplariam a face do Santo.

A partir disso, entrou em cena o Centro de Tecnologia da Informação de Campinas, SP, especializado em impressão 3D com alta precisão. E, para emoção de todos, surge o rosto de Santo Antônio, há quase 800 anos de sua morte.

Pode-se afirmar, agora, com certeza, que estamos contemplando o mesmo Santo Antônio que portugueses e italianos contemplaram.

Anúncios
  1. #1 por juventudeitaporanga em 11 de junho de 2014 - 18:58

    Republicou isso em Juventude de Itaporanga.

%d blogueiros gostam disto: