NO NATAL O DIVINO PENETRA TODA A CRIAÇÃO

Natividade do Senhor

Natividade do Senhor

“Glória a Deus no mais alto dos céus
e na terra paz aos homens!”
(Lc 2,14).

Pela primeira vez na história, o céu vem à terra para trazer uma notícia humana e divina. São os anjos que vêm anunciar aos pastores que na manjedoura jazia um menino, o Cristo Senhor. Os repórteres celestes fazem reportagem na terra! Tem início uma comunhão misteriosa, cuja finalidade é reiniciar o diálogo entre o céu e a terra, entre Deus e o homem, interrompido pelo pecado. O ser humano tem agora a possibilidade real de superar o limite do tempo e do espaço e entrar na vida divina, onde nada tem fim, onde tudo é participação-comunhão no eterno. Agora o céu é o templo dos homens e a terra, o templo de Deus.

“O Verbo se fez carne e habitou entre nós,
e nós vimos a sua glória”
(Jo 1,1-14).

O mistério do Natal envolve toda a criação num novo processo: a instauração do reino de Deus, toda a riqueza da criação ser penetrada pelo divino. A encarnação do Filho concretiza uma nova Aliança, a Igreja, da qual ele é a Cabeça: é a história da salvação cristã.

Em momentos de dúvida podemos ser vítimas do pessimismo: Cristo veio, tanto já se trabalhou, tantos mártires e santos, e o reino não caminha! O mundo antigo parece vencer a batalha. Mas, é de Deus a palavra verdadeira e final. Cristo é e será o vencedor. Um dos nossos problemas é achar que o arco da história está se completando, que os tempos estão terminando.

É bom citar aqui João XXIII, o Papa Bom: “Quem conhece a história sabe que lentamente, lentamente a nossa Igreja se purificou. Daremos outros passos. Temos ainda muitos séculos diante de nós”. E em outras palavras, a Igreja ainda é uma criança. Sabe bastante e acaba achando que já sabe o suficiente. Mas precisa aprender a viver, a testemunhar a presença do Espírito. Dois mil anos são apenas o começo. Criamos estruturas para exaltar o triunfo de Cristo, e ficamos preocupados em alterá-las, suprimi-las, para que resplandeça a glória do Senhor no ser vivo.

Os cristãos sabem que o amor é o centro da mensagem do Menino: mas jogam bombas para destruir o Afeganistão. Sabemos que a criação é divina: caprichamos em destrui-la. Todos somos irmãos: na prática, muito pouco. Estamos aprendendo. Num mundo de morte, somente a Igreja tem uma palavra de vida definitiva: precisa centrar-se nessa missão.

Devemos ser modestos em nossa arte pastoral. Afinal, o Espírito paira sobre o universo e inspira a criatividade trinitária, é cheio de novidades. Deus é Mãe: as mães são fecundas por definição e vivem preparando surpresas para seus filhos. Estejamos atentos a essa surpresas divinas. A evangelização apenas começou.

Anúncios

,

%d blogueiros gostam disto: